quarta-feira, 1 de setembro de 2010

La Sebastiana - Casa de Neruda

As vezes apenas uma atração já justifica a visita a uma viagem. Não que ida ao litoral chileno para conhecer as cidades vizinhas de Vinã Del Mar e Valparaiso não seja um excelente programa. Mas se tivesse de citar o melhor deste passeio, que marca um dia inteiro na agenda do visitante ao Chile, La Sebastiana seria o lugar.

La Sebastiana é o nome dado por Pablo Neruda a uma de suas casas, aquela localizada em Valparaiso. Neruda é uma personalidade reverenciada no Chile. Não sem motivos: foi poeta, escritor, pensador, político e diplomata do Chile. Foi o ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1971, dois anos antes de falecer em 1973 de câncer, fato que leva as pessoas a esquecer de todos os demais feitos, também importantes. Parte de sua vida e obra é retratada no filme “O Carteiro e o Poeta” (Il Postino, 1994), vencedor do Oscar de melhor trilha sonora, e indicado em outras três categorias.

La Sebastina é quase uma de suas poesias em forma de arquitetura. A estrutura esta muito bem preservada, e se transformou em um museu e centro de eventos. A visita não é guiada, mas conta com um sistema muito interessante. Ao entrar o visitante recebe um aparelho eletrônico. Cada local da casa é representado por um numero. Digita-se este número no aparelho e pode-se ouvir uma interessante explanação sobre cada detalhe.

A narração é muito bem produzida, e pode-se escolher a língua entre espanhol, inglês, e sim... português. Cada detalhe merece uma olhada mais atenta, como o bar, cor-de-rosa, onde Neruda preparava seus drinks, no banheiro de porta vazada para constranger os visitantes, no mapa histórico em sua sala de leitura, ou nos seus achados como o cavalo de um carrossel na sala ou uma porta tirada de um prédio a ser demolido.

Inaugurada com uma festa em 1961, a bela casa tem quatro níveis, e a vista da cidade que se tem de suas janelas deve ser uma das melhores possíveis. Frustração na visita apenas pelo fato de não poder fotografar no interior. A casa é cercada por um belo jardim, também aberto a visitação. O centro conta ainda com uma livraria, com varias obras do poeta e alguns suvenires, um auditório para eventos e pequena lanchonete.

Uma visita atenta e sem pressa a casa leva o visitante repensar em no valor que damos às coisas e como nós mesmos deveríamos constituir nosso lar.

Aberto de terça a domingo das 10h as 18h. Ingressos a CH$3.000,00 (aprox. R$10,00) e esta localizado na rua Ferrari, 692, Valparaiso, Chile. No Google Earth em 33o03’12,46’’S, 71o37’22’’O. Mais informações em www.fundacionneruda.org.

Mais fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário